sábado, 17 de agosto de 2013

Cuidados que crianças e pré-adolescentes devem ter na internet

Encontro escola e família,  palestra sobre segurança na rede para os pais.







Atenção, atenção! Esse artigo é só para os baixinhos e pré-adolescentes que adoram Orkut, facebook e MSN. Um artigo feito para vocês que gostam de marcar o horário do futebol ou passeios pelo Orkut, além conversar com pessoas de todo o mundo pelo MSN. Isso realmente é muito legal, mas, infelizmente, existem perigos e pessoas malvadas por toda a rede de computadores, que acabam um pouco com toda essa alegria. Hoje você verá algumas dicas para não cair nas conversas dessas pessoas.



Seja sincera, isso é muito bonito.
Quem mente o nariz cresce! Se vivêssemos no mundo de Pinóquio, rapidamente saberíamos quem são as pessoas que mentem... Mas, infelizmente, as coisas não funcionam assim. Além das mentiras que os outros nos contam, também devemos ter um cuidado especial para não sermos os mentirosos da vez. Eu vi uma situação que vale a pena ser citada, em se referindo a mentiras que nós podemos, por algum deslize, “contar”.



Todo mundo sabe que demora alguns anos para que as curvas no corpo de uma menina apareçam, e com 9 anos de idade ela provavelmente não terá um “corpão”, não é mesmo? Mas o que me surpreendeu foi ver uma menina com essa idade, 9 anos, usando os sutiãs das irmãs e colocando papel higiênico como enchimento. Isso foi feito para fazer de conta que ela tinha seios grandes. Depois da produção, ela tirou algumas fotos e colocou no Orkut. Por que isso foi feito? Muitas pessoas, desde de pequenas como podemos ver, pensam muito na aparência: ser bonita e estar em forma é mais importante do que qualquer coisa no mundo!


Bobagem! Assim como Pitty diria “o importante é ser você, mesmo que seja estranho”. As pessoas que gostam de você não vão se importar com sua aparência, nenhum pouco. Pior do que mentir para os outros é mentir para você mesmo, querendo ser o que você não é na verdade. Além da imagem, também não minta sobre sua idade, onde mora e coisas do gênero.





Se você suspeita que alguma pessoa está mandando recados feios, com palavrões ou outro tipo de coisa, conte imediatamente par seus pais. Não fique com medo, sua mãe e seu pai não vai cortar a internet de você, pelo contrário, eles terão certeza que o (a) filho (a) deles está atento com os perigos que podem acontecer. Por isso, não perca tempo e conte rapidamente.
Qualquer coisa estranha, conte imediantamente para seus pais.


O Orkut e o MSN são ótimos meios de comunicação, por serem rápidos e muito divertidos. Portanto, use-os corretamente, fique sempre de olho bem aberto para não cair nas armadilhas que pessoas sem caráter possam aprontar.

O Orkut, facebook e o MSN são ótimos meios de comunicação, por serem rápidos e muito divertidos. Portanto, use-os corretamente, fique sempre de olho bem aberto para não cair nas armadilhas que pessoas sem caráter possam aprontar.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/google/1052-cuidados-que-criancas-e-pre-adolescentes-devem-ter-na-internet.htm#ixzz2cEfPI4AN

domingo, 11 de agosto de 2013

CONCEITOS BASICOS

1. COMPUTADOR: utilizada para agilizar o processo das informações, com alta capacidade de armazenamento e altíssima velocidade de processamento.
2. SISTEMA OPERACIONAL: O sistema é que opera todos os outros programas.
3. CPU: Central Única de Processamento.
4. MOTOR: Exibir imagens.
5. TECLADO: Serve para digitar.
6. DISCO RIGIDO OU HD: Unidade magnética de armazenamento de dados em disco fixos.
7. DISQUETE: Disco flexível magnético de armazenamento de dados móvel.
8. ÍCONES: Pequenos desenhos utilizados nos itens para representar um programa.
9. BARRA DE TÍTULO: Barra onde fica o nome do programa que você abril.
10. BARRA MENU: Linha horizontal com opções em forma de menu (Arquivo, Editar, Exibir e etc.).
11. BARRA DE FERRAMENTAS: Barra onde se encontra a ferramenta. Ex: (Novo, Imprimir, Visualização de Impressão, Correção Ortográfica e etc.).
12. BARRA DE FORMATAÇÃO: Barra onde estão as ferramentas. Ex: (Fonte, Tamanho da Fonte, Negrito, Itálico, etc).
13. WORD PAD: Programa editor de texto (Antigo).
14. PAPEL DE PAREDE: Imagem que cobre o Desktop ou área de trabalho do Windows.
15. PROTEÇÃO DE TELA: Programa que coloca imagens aleatórias na tela, e evita o desgaste prematuro do vídeo.
16. FONTES: Tipos de letras, ou seja, letras diferentes.
17. ARQUIVO: Todo tipo de trabalho ou documento que irá ser salvo no disquete ou HD.
18. DELETAÇÃO DE ARQUIVOS OU PASTAS: Processo de apagar ou jogar na lixeira um arquivo ou pasta.




TECLAS QUE SE DESTACAM
CAPS LOCK: Serve para colocar todas as letras no maiúsculo.
SHIFT: A tecla Shift não produz efeito quando usada só, ao menos quando pressionada juntamente com as teclas que possuem símbolo na sua parte superior.
DELETE: Sua utilidade é apagar qualquer palavra, frase ou texto digitado.
CTRL: Ajuda a chegar mais rápido ao que se quer, através de comandos, são chamados atalhos de teclado.
ALT: Agiliza a execução de certos comandos.
BACK SPACE: Serve para apagar as letras da direita para a esquerda.
ESC: Cancela uma operação em andamento.




PARTES DO COMPUTADOR

HARDWARE & SOFTWARE
HARDWARE: É tudo aquilo que você tocar no computador, ou seja, sua parte física.
SOFTWARE: É a parte lógica do computador, seus programas: Windows, Word, Excel, etc.




QUAL O CONCEITO DE CPU?

Unidade Central de Processamento, onde se processa todos os dados do Micro.




PERIFÉRICOS DE ENTRADA E SAÍDA DE DADOS:

1. TECLADO: Periférico de dados em formas de caracteres tem a função de digitar.
2. MONITOR: Periférico de saída tem a função de EXIBIR A IMAGEM.
3. MOUSE: Periférico de entrada de dados alternativos do teclado, com botões de confirmação.
4. IMPRESSORA: Equipamento de saída de dados onde os dados são impressos em papel. Existem três tipos. MATRICIAL, JATO DE TINTA e LASER.
5. CD-ROM: Unidade de leitura de CD para computadores INSTALAÇÃO DE PROGRAMAS “(CD PLAYERS são equipamentos para leitura de CD de música)”.
6. ESTABILIZADOR: Equipamento que regula a tensão da rede elétrica reduzindo as variações e oscilações e ruídos do mesmo.
7. SCANNER: Equipamento de digitalização de imagens, que converte sinais luminosos em digitais.

sábado, 3 de agosto de 2013

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Alimentação Saudável

 

É importante lembrar que as crianças precisam ser educadas pelos pais e não pelos vícios e tentações de hoje em dia. A forma de falar, andar, respeitar, o que ler...e COMER! Ou seja, educação alimentar é necessária dentro de casa. Para os adultos é reeducação alimentar, mas para elas ainda é uma simples educação alimentar, pois estão na fase de aprendizagem e têm a oportunidade de criar bons hábitos, e saudáveis. Por isso a importância da família dar o exemplo com bons hábitos alimentares.

Informatica Básica (Conceito de Tecnologia) Aulas - 2ª Parte

O termo tecnologia, de origem grega, é formado por tekne (“arte, técnica ou ofício”) e por logos (“conjunto de saberes”). É utilizado para definir os conhecimentos que permitem fabricar objetos e modificar o meio ambiente, com vista a satisfazer as necessidades humanas.
De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, a tecnologia é o conjunto dos instrumentos, métodos e técnicas que permitem o aproveitamento prático do conhecimento científico. Convém destacar que, embora erradamente, é usada a palavra tecnologia como sinônimo de tecnologias da informação, que são aquelas que permitem o tratamento e a difusão de informação por meios artificiais e que incluem tudo o que esteja relacionado com os computadores.
Apesar de ser difícil estabelecer um mesmo esquema para as diferentes aplicações da tecnologia, pode-se dizer que a fabricação de um novo aparelho/dispositivo começa com a identificação de um problema prático a resolver. De seguida, são fixados os requisitos que deve cumprir a solução (materiais, custos, etc.) e o seu princípio de funcionamento. Por fim, procede-se à concepção do dito aparelho, à construção de um protótipo e ao próprio fabrico. A tecnologia abarca portanto todo este processo, desde a ideia inicial à sua aplicação propriamente dita.
Por si só, a tecnologia nem é boa nem é má. Dos vários impactos positivos, mencionaremos o facto de aumentar a produtividade do trabalho humano e do nível de vida da população, bem como a diminuição dos esforços que implica. Já, no que diz respeito aos aspectos negativos, a tecnologia pode dar origem à desocupação (a partir do momento em que a mão-de-obra, fruto do trabalho do homem, é substituída por máquinas), a diferenças sociais (os trabalhadores são categorizados em função das suas competências tecnológicas) e à contaminação ambiental.




LOLO BARNABÉ



Representações através de desenhos.


Informatica Básica (Conceito de Tecnologia) Aulas